segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

"Geração humana, mano, em forma de esboço"

Usei uma frase da música "Nossos tempos" do Valete para pôr no título de mais uma dessas minhas reflexões baratas que você vem ler aqui neste blog, o que me deixa demasiado feliz. Quem quiser sacar a música, clica aqui que da pra ver o clipe no Youtube e sacar, principalmente, a letra da música. Sensacional. Depois de fazer gratuitamente a propaganda do Valete, falarei um pouco do motivo pelo qual usei esse trecho no título deste post.
Geração humana em forma de esboço. Prato cheio pra um filósofo qualquer enclausurar-se e promover uma tese sobre isso. Mas eu gostaria de fazer apenas pequenas observações. Isso que a gente vive -que alguns chamam de mundo, outros de Terra( mas que eu prefiro tratar como plano espiritual)ou sei lá o que- ou sobrevive ta cada vez mais difícil de ser compreendido. E de compreender os seus. A verdade dificilmente está estampada no rosto de alguem, ou nas suas atitudes, e até mesmo no seu caráter. Temos um esboço da geração humana, não ela propriamente dita. Pesssoas vendidas, corruptas, sem integridade moral corrompem os corações  daqueles que acham que ainda há esperança. Eu acho que ainda há esperança. Porém, temos que tentar modificar radicalmente nossas atitudes e o modo com que tratamos nossos semelhantes, pra que esse lugar que a gente vive se torne algo melhor, não um esboço de humanidade, totalmente descartável e "solúvel" a qualquer "aguaceiro" ético ou moral.
Me parece que podemos resumir o momento da humanidade com outra frase que eu curto muito: antes o que era bom valia, hoje o que é bom é ironia. Mas não podemos tolerar esse sarcasmo sempre, nossas atitudes que irão mudar os "nossos tempos", propiciando melhores relações entre o esboço de humanidade. Este é o piano dos nossos dias, as frases são as teclas. Só mentes altas, despertas, conseguem ver coisas dessas. 














Nota: Gostaria mais uma vez de pedir desculpas aos meus leitores pelo meu desleixo para com este blog. Espero que minha volta à ativa tenha agradado os meus principais incentivadores: vocês.

4 comentários:

Unknown disse...

bom de se ler, hein?

Anônimo disse...

"...Porém, temos que tentar modificar radicalmente nossas atitudes e o modo com que tratamos nossos semlehantes, pra que esse lugar que a gente vive se torne algo melhor, não um esboço de humanidade..."

Foi um dos melhores mesmo...Se bem q, eu devo ter gostado mais dakele outro q eu num lembro o nome :D num ouvi a música direito, mas td bem, depois eu procuro =D

e tb, tow sem mt inspiração hj, hehe

BjooO, JuH

Anônimo disse...

Pode se tirar algo bom disso - é uma questão de perspectiva. Compreenda todas os desvios morais como expiaçoes a serem vencidas, oportunidades para aprender =D

história que vi e achei muito interessante e que fala sobre a perspectiva:


Certa vez, uma industria de calçados aqui no Brasil, desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia.. Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da industria: "Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos." Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu: Senhores, tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos, ...ainda."
MORAL DA HISTÓRIA: A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro. Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes. A sabedoria popular traduz essa situação na seguinte frase:
"OS TRISTES ACHAM QUE O VENTO GEME; OS ALEGRES ACHAM QUE ELE CANTA". O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida, faz todadiferença.
Fonte :Autor desconhecido

Elton disse...

Concordo plenamente com isso Caio. Felizes são aqueles que tem desvios morais e que conseguem lidar com eles, evoluindo, aprendendo, melhorando e seguindo em frente.